Surpresa


Era por volta de três da madrugada quando Richard chegou a padaria. Essa jornada dupla o estava matando.  Ficava na padaria somente até a hora do almoço, depois seguia para casa, tomava um banho e tirava toda a farinha e massa do corpo para substituí-la por um terno. Muitos em seu meio o chamavam de Exentrico. Um empresário herdeiro e sócio majoritário de três multinacionais cuidando de uma padaria era algo que nem todas as pessoas entendiam. O trabalho dignifica e o ócio apodrece a alma. O poder corrompe e se você não tiver boas fundações o luxo te devora. 

Candice não acompanhava muito bem esse raciocínio de Carter passara a seu filho.Achava uma loucura, uma burrice e uma perda de tempo Richard se dedicar à padaria. Um homem formado e instruído deveria estar fazendo coisas mais lucrativas que amassar pão. Richard compreendia seu raciocínio, mas prezava demais as lições de seu pai. Ele fora o homem mais sábio que conheceu. Imaginava se teria a chance de passar seus ensinamento a um filho algum dia. Mas, quando lembrava das reações de Candice quando falava a respeito, seu coração apertava. "Eu não sou um bicho para abrir as pernas e ficar gritando até tirarem uma coisa de dentro de mim. Isso é animalesco." Ela disse uma vez." Eu não nasci para ficar uma gorda, como um cavalo de carga carregando uma criatura por nove meses para cima e para baixo" ou "Eu já tenho seus cachorros para aturar, Richard, não exija muito de mim. Não temos tempo para brincarmos de pais. Temos obrigações mais importantes"

Dia a dia a proximidade com Evelyn e Philippe se tornava cada vez maior. Todos os finais de semana vinha para a padaria, mesmo que ela não abrisse, apenas para desfrutar de um tempo em boa companhia. Estava ensinando matemática ao garoto, e o menino aprendia com afinco. Evelyn tinha um modo engraçado de explicar as coisas, o que sempre acabava rendendo boas risadas. Apesar de uma moradora de rua, a garota era linda e bastante inteligente. Tinha uma simplicidade que encantava. Parecia instruida, porém seus exemplo e comparativos eram bastante singulares.

Abriu a porta com cuidado para não derrubar o bolo. Os cachorros acordaram alertas, mas ao perceber o dono apenas se aproximaram para cheira-lo. Os filhotes, que agora já estavam com uns três meses acordaram também, mas, ficaram quietos. Philippe e Evelyn estavam dormindo no quintal. Particularmente estava tentando providenciar um lugar mais descente para os dois, mas por hora, Philippe preferia dormir junto a  Daiana, nome que dera a filhote que ficava sempre com ele.
Evelyn que estava dormindo abraçada com o garoto acordou com a movimentação. Quando viu o bolo nas mãos de Richard abriu um largo sorriso. Richard adorava a simplicidade no sorriso e no brilho dos olhos da menina, era como se ela conseguisse transbordar e contagiar.
 - Parabéns pra você...- Começou a cantar. Evelyn o acompanhava cantando ao ouvido de Philippe a musica que Richard lhe repetira algumas vezes até que apendesse.- Nessa data querida...

Philippe acordou lentamente. Até que viu as velas acesas e um bolo com seu nome.
- Esse bolo é pra mim...? - Perguntou incrédulo
- Você conhece outro Philippe que esteja aniversariando hoje, Senhorita?
 - Eu não...

O garoto chorou pulando de alegria. Abraçou a Richard, a Evelyn e até mesmo aos cachorros gritando que ganhara um bolo. Richard os levou para dentro da padaria e disse que Philippe poderia comer o que quisesse. O garoto chorava, corria, pegava doces e dava para que Evelyn os provasse. Até mesmo Richard era "obrigado" a comer alguns que Philippe se impressionava com  gosto e sentia necessidade que os outros compartilhassem de sua descoberta. Tentou dar alguns doces a Daiana, mas Richard advertiu. O garoto chorava de alegria e satisfação. 
- Eu nunca vou poder lhe agradecer - Sussurrou Evelyn, enquanto ambos assistiam ao êxtase do garoto em meio aquele mundo de sabores. Richard notou duas lágrimas silenciosas escaparem do rosto da garota. Ele pensou em mil coisas para responder, mas nenhuma lhe veio a boca naquele momento.

- Richard! Richard! Veja! Eu tenho duas bolinhas de queijo... mais três bolinhas de carne... são cinco salgadinhos. Mais aí eu como cinco...- E enfiou as cinco na boca...- Ai.. eu- Eve interrompeu
- Modos, senhor aniversariante... Modos...
- Eu tenho mais uma surpresa para hoje....
- Mais uma surpresa?- Os olhos de Philippe estavam arregalados
- Que tal um dia de piscina lá na minha casa?
- Nãaaao...- Soltou incredulo com a boca cheia de comida
O garoto saiu correndo pulando de alegria
- Sr McGold, isso não trará problemas com a senhora sua esposa? É aniversário dele. Não seria de fino trato que houvessem situações indesejadas onde Philippe acabasse sendo mal tratado.
- Eu me entendo com a minha mulher. Vocês são meus convidados

NA CASA DO MC'GOLD

- Richard você quer me matar do coração?- Candice estava vermelha. Sua face transtornada transpirava indignação. - Como você pode trazer dois moradores de rua para a nossa casa? Deus sabe o que essa gente pode fazer. As doenças que eles podem transmitir. Eles podem saquear a nossa casa ou passar todas as referências para os amigos delinquentes deles.
- Não estou pedindo sua opinião. Você traz as suas amigas, eu trouxe os meus.
- Richard, isso é um absurdo!
- Absurdo é o valor que você gastou na compra desse chapéu, enquanto tem gente que não tem nem o que comer...
- Espera... Você está se voltando contra mim, é isso?
- Não os desrespeite. Eu só lhe peço isso.
- Como assim, Richard?
- Candice, se você fizer outro escanda-lo como aquele do natal Eu juro... eu juro que não vou aceitar.
- Você vai brigar comigo, sua esposa, por uma mulher que você nem sabe se é uma prostituta golpista ou não?!
- Eu não vou discutir com você hoje. Amanhã, talvez, mas não hoje.  - Começou a sair. Mas parou a porta - E...Só para você saber, pedi para que Emily desse um de seus biquinis para que a garota vestisse.
- VOCÊ FEZ O QUÊ...????????

Richard desceu as escadas com um sorriso satisfeito. Colocou uma roupa de banho e encontrou com Evelyn e Philippe na sala. Emily parecia estar tendo uma conversa empolgada com a garota, ria e gesticulava à vontade. De modo que só percebeu a presença de Richard quando este parou ao lado de Philippe, a mulher então retornou a sua postura normal, pediu licença e saiu. Philippe e Evelyn estavam banhados e vestidos com roupa de banho. O garoto estava encantado com a casa, hiperativo, como toda criança. Evelyn estava com um dos biquines de Candice, como imaginava, só não imaginava como a garota ficaria nele.

A tarde foi recheada de brincadeiras e empurrões na piscina. Philippe não cabia em si. Emily ficava sempre próximo para atender o garoto em qualquer coisa que ele pedisse. 
- O que achou de meus convidados Emily?
- Sou apenas uma empregada senhor
- Você trocou minhas fraudas, sabe que eu a tenho como uma segunda mãe... Candice está furiosa. Acha que eu me excedi?
- Com toda a liberdade, essa casa precisava da alegria de uma criança. O senhor Carter ficaria muito feliz em ver isso. - Richard parou um pouco e ficou olhando Evelyn e Philippe brincando na piscina. Emily o observou silenciosa até que falou -  O senhor é bastante jovem, Richard, tenho fé que ainda trocarei outras fraudas antes que Deus me leve...

Um telefonema fez com que Richard se ausentasse. Passaram-se cerca de quarenta e cinco minutos até que conseguisse resolver os assuntos e pudesse voltar a piscina. Ao se aproximar viu Candice de braços cruzados, a sua frente, Evelyn estava se despindo do biquine.
- Se faz tanta questão, pode ficar...- Foi o que disse a garota com uma postura inabalável enquanto jogava o biquine aos pés de Candice. Emily correu e envolveu a garota com uma toalha.
- O que está acontecendo aqui?
- Me desculpe Senhor McGold. Parece que sua mulher se sentiu ofendida com nossa presença. Eu e Philippe não vamos ser humilhados. Então, com sua licença...
- Evelyn, espere um pouco. Candice, explique-se...
- Um minuto, uma loca fica nua na nossa piscina e você pede explicações a mim? Essa é minha casa. Se ela quer ir embora é um favor que me faz. Minha casa recebe senadores não mendigos. Eu não posso ser rebaixada à "fazer sala" a uma ... uma...criatura miserável assim... A alguém que nem sobrenome tem...
- Desculpe senhor McGold, mas nós estamos indo... Philippe não precisa passar por isso.
Em momento algum Evelyn baixava a cabeça. Seu ar altivo confrontava com a arrogância de Candice, não como se medisse forças com ele. Mas como se fosse superior demais para se rebaixar a brigar com a postura de Candice. Não havia arrogância, era apenas a postura de uma sacerdotisa da Deusa quando chamada para briga por uma pessoa que não merecia essa honra. Emily estava chocada com a coragem da garota em confrontar a dona da casa e olhava para Richard a temendo pela atitude do rapaz.

- Já lhe pedi um minuto, Srta...
Evelyn assentiu
- Realmente. Essa é uma data em que eu não quero conflitos. Hoje houveram muitas atitudes infantis e até mesmos desonrosas.
- Não se preocupe querido, eu lhe perdôo - Richard a ignorou e continuou
- Então, eu não irei obrigar ninguém a ficar na presença de uma pessoa que se mostrou tão desrespeitoosa.
- Vai aprender a não ficar nua na piscina alheia, queridinha.
- Evelyn...- Candice o interrompeu
- Bye bye gracinha... Pode ir embora...
- Candice, quem vai sair é você...
- O quê!
- Eu só lhe pedi uma coisa hoje, e você me preparou essa surpresa? Essa cena...
- Eu sou a sua esposa. Não vou tolerar uma coisa dessas...
- Vá visitar sua irmã. Quando estiver com os ânimos mais frios volte. Reflita.
- Richard, se eu sair dessa casa hoje eu não vou mais voltar...
- A escolha será sua. - Candice estava olhando chocada, Richard continuou - Emily, ajude a Candice a se aprontar. Philippe, Evelyn, vamos tomar um sorvete lá dentro? E... Emily, peça para Gary ir a cidade comprar algo digno para sehorita Evelyn vestir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário